Uma rede de vantagens às cooperativas

Não faz muito tempo, as cooperativas de catadores de Campinas faziam o processo de comercialização dos materiais recicláveis de forma individual, prática que dificilmente se traduzia em vantagens para elas. Sensível a essa questão o CRCA – Centro de Referência em Cooperativismo e Associativismo, deu início em agosto de 2006, a um projeto para organizar uma rede de comercialização de materiais voltada às cooperativas por ele incubadas. O projeto foi viabilizado graças a uma parceria com a Petrobras que destinou recursos do seu programa Desenvolvimento & Cidadania para a melhoria das instalações de cooperativas, aquisição de caminhões, equipamentos, EPI’s e vestuários, além da contratação e capacitação de pessoal para administração, logística e negociação.

Não demorou para que a iniciativa da criação da central de vendas se tornasse um sucesso, traduzido nos ganhos obtidos: elevação do preço médio dos materiais; melhoria na qualidade do material coletado e aumento na renda dos cooperados. Ou seja, as cooperativas associadas passaram a ter significativa melhora em seus resultados econômicos, o que se traduziu também em melhores ganhos e qualidade de vida de seus associados. Dois anos depois, em setembro de 2008 a rede formalizou-se como uma cooperativa de segundo grau e assim nasceu a Reciclamp – Central Solidária de Vendas.

Atualmente a Reciclamp congrega quatro cooperativas, sendo gerida de forma coletiva por meio de um conselho gestor com membros eleitos dentre todos os cooperados e orientada por uma carta de princípios firmada pelos fundadores ainda em 2006. Está organizada em três Centros de Serviços, sendo um focado na comercialização, responsável pela venda coletiva de 80% dos materiais manuseados pelas associadas. Outro cuida da logística das coletas da rede e associadas, coletando mais da metade de todo o material manuseado nas cooperativas. E por último oferece assessoria técnica em Tesouraria, Secretaria, Educação Ambiental e Saúde e Segurança no Trabalho para as cooperativas associadas. Além de buscar sempre uma renda digna aos seus cooperados e cooperadas, a Rede possui também benefícios como pagamento de INSS, abono natalino, descanso anual remunerado, fundo de previdência etc.

Com foco permanente na ampliação dos negócios, o leque de ações da Reciclamp inclui ainda firmar parcerias com o poder público e com entidades privadas como grandes empresas, condomínios e congêneres que se traduzem em aumento de volume de materiais coletados. Seu papel também é importante em tempos de crise, procurando alternativas quando o mercado está em baixa.

Mais do que proporcionar o crescimento econômico das cooperativas, a Reciclamp traz em seu DNA o propósito de fomentar o espírito solidário e coletivo das cooperativas, por meio do compartilhamento de bens e serviços e, principalmente, promover bem-estar, dignidade e qualidade de vida a seus cooperados, objetivo maior de todo este trabalho.

Ficha técnica

Cooperativas associadas: 4

Volume de materiais comercializados: 710 ton/ano (2022 – só a Reciclamp); 4 mil ton/ano (todas as associadas mais a Reciclamp)

Presidente: Valdecir Aparecido Viana

Razão Social: COOPERATIVA CENTRAL DE COLETA E COMERCIALIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E REUTILIZÁVEIS DE CAMPINAS E REGIÃO – RECICLAMP

Constituída legalmente em: 09/2008

CNPJ: 10.613.317/0001-57
Endereço: Rua Barão de Jaguara, 295/297 – Campinas (SP), CEP: 13.026-099
Fones: (19)  98195-1586/ 19 98195-1621/  9 8195-1547