Uma ideia que a comunidade abraçou
Quando, em julho de 1999, o Grupo de Apoio ao Desempregado – GAD, ligado à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, promoveu um curso de reciclagem de materiais e cooperativismo, não imaginou o tamanho do resultado da iniciativa. A sociedade em geral abraçou de uma forma surpreendente a proposta que contemplava o reaproveitamento de materiais, a defesa do meio ambiente, geração de trabalho e renda e o conceito de cooperativismo solidário, tudo se traduzindo em bem-estar e desenvolvimento humano. Assim, quilos e mais quilos de materiais começaram a aparecer nos dias da coleta, dispostos na praça em frente à Igreja Nossa Senhora Aparecida no Jardim Proença. Brotava ali o Projeto Reciclar.
A espantosa adesão da comunidade, motivada por uma eficiente estratégia de comunicação do GAD e da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, chamou a atenção da mídia em geral e consequentemente o volume de material só aumentava. Sem recursos, porém com muita vontade, o Grupo foi formatando a ideia da cooperativa fundada tempos depois, em 12 de outubro de 2000, ganhando forma num terreno baldio que recebeu alambrado e um galpão improvisado. No ano seguinte, além dos moradores, a adesão de condomínios e empresas turbinou a coleta sendo necessária a criação de pontos de recebimento de materiais em outros bairros como Vila Brandina e Jardim Carlos Lourenço.
Já em 2003 veio a parceria com a Prefeitura e a cooperativa tomou novo impulso marcando uma trajetória de crescimento e várias conquistas, algumas delas em parceria com a iniciativa privada, como a aquisição de um caminhão graças a um prêmio da DuPont, que permitiu ampliar a coleta e tornar a cooperativa auto sustentável e a investir na construção de sua sede. Tempos depois outras parcerias resultaram em melhorias organizacionais, como a criação da Reciclamp, em 2006, junto com outras cooperativas.
Em 2009 a Cooperativa firmou um contrato com o BNDES com o objetivo de ampliar seus maquinários e melhorar suas instalações. Para isso conseguiu junto à Prefeitura Municipal de Campinas transformar a permissão de uso do terreno em concessão pelo período de 15 anos. Mesmo com a concessão os cooperados foram surpreendidos com uma ordem de despejo impetrada por uma construtora que se dizia dona do terreno. Depois de muita negociação foi firmado um Termo de Ajuste de Conduta entre a Prefeitura, a construtora e a Cooperativa. Com isso a construtora doou um outro terreno para a Arquidiocese de Campinas, onde foi construído o barracão da parte operacional. A Cooperativa, com o dinheiro do BNDES, viabilizou a parte administrativa.
Hoje o projeto Reciclar é mais do que um sonho realizado. Num moderno galpão localizado na Vila Lemos, dezenas de cooperados exercem suas atividades em instalações dotadas de todos os equipamentos e infraestrutura que garantem não apenas qualidade de vida no trabalho, mas também renda, dignidade e inclusão social.
Ficha técnica
Número de cooperados: 40
Volume de materiais comercializados: 840 ton/ano (2022)
Presidente: Valdecir Aparecido Viana
Razão Social: COOPERATIVA DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS EM COLETA, MANUSEIO E COMERCIALIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E REUTILIZÁVEIS NOSSA SENHORA APARECIDA – PROJETO RECICLAR
Constituída legalmente em: 12/10/2000
CNPJ: 04.311.755/0001-68
IE: 244.869.013.116
Endereço: R. Alaíde Nascimento de Lemos, 300 – Vila Lemos, Campinas/SP, CEP: 13.096-520
Fones:(19) 3252-0488/ 98195-1795